Kim Jong-un chega a Pyongyang após cúpula com Trump no Vietnã
Seul, 5 mar (EFE).- Veículos da imprensa estatal norte-coreana informaram nesta terça-feira (data local) que o líder do país, Kim Jong-un, está de volta a Pyongyang após a visita oficial ao Vietnã para participar da segunda cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Kim chegou à estação de trem de Pyongyang às 3h locais (21h de segunda-feira em Brasília), onde foi recebido por vários integrantes do alto escalão do regime e por uma guarda de honra do Exército, segundo a agência de notícias estatal "KCNA".
O trem blindado que levou Kim concluiu assim o trajeto que começou no sábado na cidade vietnamita de Dong Dang, pouco depois do líder norte-coreano encerrar a visita oficial ao Vietnã.
A "KCNA" não cita a cúpula entre Kim e Trump em Hanói. Somente na última sexta-feira, a imprensa estatal relatou que o encontro entre os dois foi "construtivo" e "positivo".
A reunião terminou de forma abrupta, sem nenhum acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte e o alívio das sanções sobre Pyongyang, mas as partes disseram que manterão o diálogo aberto e voltarão a realizar uma reunião de alto nível em breve.
Durante o trajeto de cerca de mais de 4,5 mil quilômetros, o trem que levava Kim e o resto da comitiva norte-coreana não parou no território chinês, apesar dos rumores sobre um possível encontro entre Kim e o presidente do país, Xi Jinping.
Kim se reuniu com o governo chinês, seu principal aliado, antes ou depois das cúpulas que realizou em 2018 com Trump ou com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para discutir com Xi o conteúdo dos encontros. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.