Morre Klaus Kinkel, ex-ministro de Relações Exteriores da Alemanha
Berlim, 5 mar (EFE).- O político liberal Klaus Kinkel, que foi ministro de Relações Exteriores da Alemanha entre 1992 e 1998 na gestão do ex-chanceler Helmut Kohl, morreu ontem aos 82 anos, informou a imprensa nesta terça-feira.
"A morte de Klaus Kinkel me deixou abalado. Era um homem honesto e de modesto de caráter, cujo conselho amigável eu apreciei muito. Devo muito a ele", escreveu o presidente dos liberais alemães, Christian Lindner, na sua conta do Twitter.
O atual ministro de Relações Exteriores, o social-democrata Heiko Maas, também expressou no Twitter a sua tristeza pela morte de Kinkel.
"Lamentamos por Klaus Kinkel. Nosso país perde um grande liberal e defensor do estado de direito e da democracia. Ele foi fundamental para ajudar a Alemanha reunificada a encontrar seu lugar no mundo e a viver em paz, respeitando seus vizinhos. Sentiremos sua falta", escreveu.
Kinkel, vice-chanceler entre 1993 e 1998, foi também um dos colaboradores mais próximos de Hans-Dietrich Genscher, o seu antecessor na pasta.
Nascido em 1936, em Metzingen, no estado federado de Baden-Württemberg, estudou Direito e começou a carreira como funcionário no Ministério de Interior. Em 1979, se tornou o primeiro civil à frente do Serviços de Inteligência da Alemanha (BND), que presidiu durante quase quatro anos.
Em 1982, retornou à então capital alemã, Bonn, como secretário de Estado no Ministério da Justiça. Em 1991, foi nomeado ministro de Justiça e foi então que entrou para o Partido Liberal (FDP), formação que presidiu entre 1993 e 1995. Foi deputado no Bundestag (Parlamento) até 2002 e posteriormente trabalhou como advogado e assumiu durante vários anos a presidência da Fundação Deutsche Telekom. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.