Topo

Paquistão diz que um submarino indiano tentou invadir suas águas territoriais

05/03/2019 05h53

Islamabad, 5 mar (EFE).- A Força Naval do Paquistão anunciou nesta terça-feira que um submarino indiano tentou invadir suas águas territoriais, mas foi repelido, após vários dias de trégua com a Índia pelos confrontos que provocaram bombardeios e demolições de caças na semana passada.

"A Marinha do Paquistão usou suas capacidades especializadas para repelir o submarino, evitando com sucesso que entrasse em águas paquistaneses", afirmou em comunicado, sem especificar a data do incidente.

Os militares paquistaneses indicaram que não "atacaram" ao submarino indiano "dado a política do governo de manter a paz".

Esta é a segunda vez que o Paquistão acusa a Índia de tentar entrar em águas territoriais com submarinos nos últimos anos, após o primeiro caso, em 2016.

A acusação paquistanesa ocorre depois de alguns dias de trégua após a pior escalada militar entre os dois países em décadas, depois que Nova Délhi afirmou ter bombardeado, há uma semana, um acampamento em solo paquistanês do grupo terrorista Jaish-e-Mohammed (JeM).

Esse grupo reivindicou, no dia 14 de fevereiro, o atentado na Caxemira indiana onde morreram 42 policiais, o pior ataque na região em três décadas, o que desencadeou a resposta de Nova Délhi.

Islamabad sustenta que as bombas indianas caíram em espaços abertos e não causaram baixas, mas anunciou na última quarta-feira ter reagido a interferência com o abate de dois caças indianos e a captura de um dos pilotos.

Dois dias depois, o Paquistão libertou o piloto indiano e o entregou a seu país, em um "gesto de paz", ajudando a diminuir a tensão entre as duas potências nucleares. EFE