Topo

Ex-presidente sul-coreano deixa a prisão após pagamento de fiança

06/03/2019 06h58

Seul, 6 mar (EFE).- O ex-presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, condenado a 15 anos de prisão por vários crimes de corrupção, será colocado nesta quarta-feira em liberdade sob pagamento de fiança, enquanto aguarda a resposta de sua apelação, segundo informações da agência local de notícias "Yonhap".

A Suprema Corte de Seul aprovou o pedido de fiança que a defesa de Lee fez no dia 29 de janeiro, alegando, entre outras razões, a deterioração da saúde do ex-presidente de 77 anos, que estava preso desde 22 de março do ano passado.

A Justiça impôs uma fiança de 1 bilhão de wons (cerca de US$ 887 mil) e as condições que Lee permaneça apenas na sua residência registrada, e limite seus encontros e comunicações a parentes imediatos e seus representantes legais, exigências aceitas por ele.

O ex-presidente sul-coreano também precisará de aprovação judicial para suas visitas ao hospital e apresentar um registro das atividades diárias.

Lee Myung-bak, que governou a Coreia do Sul entre 2008 e 2013, foi condenado a 15 anos de prisão no dia 5 de outubro do ano passado, por propinas, abuso de poder e desvio de fundos, entre outras acusações.

Sua defesa apelou da decisão judicial, um recurso que ainda está em andamento.

Lee foi o quarto ex-presidente sul-coreano condenado a prisão após Chun Doo-hwan - que liderou a última junta militar até 1987 - e os também conservadores Roh Tae-woo e Park Geun-hye. EFE