Ex-presidente sul-coreano deixa a prisão após pagamento de fiança
Seul, 6 mar (EFE).- O ex-presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, condenado a 15 anos de prisão por vários crimes de corrupção, será colocado nesta quarta-feira em liberdade sob pagamento de fiança, enquanto aguarda a resposta de sua apelação, segundo informações da agência local de notícias "Yonhap".
A Suprema Corte de Seul aprovou o pedido de fiança que a defesa de Lee fez no dia 29 de janeiro, alegando, entre outras razões, a deterioração da saúde do ex-presidente de 77 anos, que estava preso desde 22 de março do ano passado.
A Justiça impôs uma fiança de 1 bilhão de wons (cerca de US$ 887 mil) e as condições que Lee permaneça apenas na sua residência registrada, e limite seus encontros e comunicações a parentes imediatos e seus representantes legais, exigências aceitas por ele.
O ex-presidente sul-coreano também precisará de aprovação judicial para suas visitas ao hospital e apresentar um registro das atividades diárias.
Lee Myung-bak, que governou a Coreia do Sul entre 2008 e 2013, foi condenado a 15 anos de prisão no dia 5 de outubro do ano passado, por propinas, abuso de poder e desvio de fundos, entre outras acusações.
Sua defesa apelou da decisão judicial, um recurso que ainda está em andamento.
Lee foi o quarto ex-presidente sul-coreano condenado a prisão após Chun Doo-hwan - que liderou a última junta militar até 1987 - e os também conservadores Roh Tae-woo e Park Geun-hye. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.