Homem que planejou atentado em Londres é condenado à prisão perpétua
Londres, 6 mar (EFE).- Um tribunal do Reino Unido condenou à prisão perpétua nesta quarta-feira, com cumprimento mínimo de 15 anos de detenção, um homem que tinha jurado lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e planejou um atentado na Oxford Street, no centro de Londres.
Lewis Ludlow, um britânico de 27 anos e convertido ao islã, planejou atropelar pedestres na frente da loja da Disney, conforme seu próprio depoimento no julgamento. O condenado, que utilizava o sobrenome de "The Eagle" (A águia), analisou também a possibilidade de cometer o ataque em frente ao museu de cera Madame Tussauds ou próximo à Catedral de San Paul. Em uma das anotações feitas por Ludlow e obtidas pela Polícia, ele calculava que "cerca de 100 pessoas poderiam morrer no ataque".
Entre março e abril do ano passado, ele comprou um telefone com uma identidade falsa, estudou possíveis alvos em Londres e se informou sobre hotéis para se hospedar na cidade e empresas de aluguel de carros. O juiz Nicholas Hilliard afirmou na sua sentença que Ludlow tinha começado a preparar um "ataque espetacular" que "muito provavelmente" provocaria "muitas vítimas".
Ludlow começou a traçar seus planos depois que a Polícia o deteve no Aeroporto de Heathrow, quando ele embarcaria para as Filipinas. Naquela ocasião, ele disse que viajaria para fazer turismo sexual, mas os agentes suspeitaram que estava em contato com pessoas relacionadas ao EI. De acordo com o Ministério Público, Ludlow criou um site que simulava um negócio de peças antigas com o objetivo de enviar dinheiro para esses contatos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.