Topo

Polícia da Irlanda recupera cabeça de múmia roubada de cripta em Dublin

Com 800 anos de antiguidade, a cabeça de uma múmia conhecida como "O Cruzado" foi roubada em Dublin. A polícia local conseguiu recupera-la - AFP PHOTO / GARDA SIOCHANA
Com 800 anos de antiguidade, a cabeça de uma múmia conhecida como "O Cruzado" foi roubada em Dublin. A polícia local conseguiu recupera-la Imagem: AFP PHOTO / GARDA SIOCHANA

06/03/2019 13h33

A Polícia da Irlanda (Garda) recuperou o crânio de um esqueleto mumificado que foi roubado da Igreja Anglicana de Saint Michan, em Dublin, um lugar de grande interesse turístico para os amantes do mistério.

Os restos mortais do homem conhecido como "O Cruzado", de 800 anos de antiguidade, foram profanados por um indivíduo. Imagens do sistema de segurança mostram o roubo no último dia 23 de fevereiro.

O vândalo usou uma barra de mental para forçar a entrada na cripta, danificou outras múmias, entre elas a de uma freira, de 400 anos de antiguidade, e ainda roubou um outro crânio, também localizado pelos agentes da Garda hoje.

As duas relíquias foram deixadas nos jardins da própria igreja de Saint Michan. Um porta-voz da Polícia da Irlanda afirmou que, aparentemente, alguém as deixou no local na noite de ontem.

As autoridades seguem tentando prender o suspeito de roubar os dois crânios. Segundo a Garda, o caso "avança satisfatoriamente" graças à análise dos vídeos gravados dentro da cripta.

A Garda procura um homem branco, de 40 anos de idade, que parece estar bêbado ou drogado nas gravações.

"O Museu Nacional da Irlanda está colaborando com tarefas de assessoria. A Garda quer agradecer aos cidadãos pela cooperação na investigação, que segue em andamento", disse o órgão em nota.

O arcebispo anglicano de Dublin, Michael Jackson, disse ter ficado horrorizado com o ataque à cripta.

"Esse indivíduo não só profanou uma cripta sagrada, mas também destruiu essas históricas múmias, que foram conservadas em Saint Michan durante centenas de anos", disse o líder protestante.

A igreja fica perto do Rio Liffey, na margem norte da capital irlandesa, onde o ressecamento ambiental, o tipo de solo sobre o qual ela está e determinados gases contribuíram para mumificar os corpos que foram enterrados na cripta.

Entre eles estão membros de importantes famílias de Dublin nos séculos XVII, XVIII e XIX, mas as múmias mais famosas são "O Cruzado" e "O Ladrão", chamado assim porque ele não tem os pés e o braço direito, cortados, talvez, por assaltar.

"O Cruzado" é uma múmia de 800 anos de antiguidade e quase 2 metros de altura. Os analistas batizaram com esse nome porque acreditam que ele é um dos soldados que retornou das Cruzadas.

Devido às dimensões do esqueleto, uma das mãos de "O Cruzado" fica ligeiramente fora do caixão. Entre os irlandeses, espalhou-se a lenda que tocar em um de seus dedos daria boa sorte, o que aumenta o número de curiosos que o visitam diariamente. EFE