Topo

Putin pede novos métodos para luta contra o terrorista

06/03/2019 10h26

Moscou, 6 mar (EFE).- Os terroristas continuam representando uma ameaça, por isso que é necessário criar novas formas e métodos para resistir às suas atividades, declarou nesta quarta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"É preciso utilizar novas formas e métodos para enfrentar estas ameaças", indicou em reunião com o conselho do Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB).

O líder russo disse que os terroristas não perderam a capacidade de cometer ataques tanto na Rússia como em outros países.

"Após estes crimes, podem ter tanto grupos organizados como fanáticos solitários que foram doutrinados ideologicamente", afirmou.

Putin ressaltou que é necessário aumentar as medidas preventivas para evitar atentados terroristas, detectar recrutadores e cúmplices dos terroristas e bloquear as vias de provisões de armas e finanças aos extremistas, além de abortar as atividades propagandísticas de radicais e extremistas na internet.

Além disso, indicou que apesar das difíceis relações internacionais atuais, a Rússia mantém sua disposição de cooperar com outros países na luta contra o terrorismo.

O líder russo ressaltou a necessidade de desenvolver a interação e a coordenação de esforços.

"A situação no Oriente Médio e em outros países de outras regiões do mundo continua sendo complicada (...) e isto fica refletido no nosso país, lá se mantêm focos de violência que servem de base à atividade dos grupos terroristas, incluindo, infelizmente, os existentes em território russo", alegou.

Nesse sentido, afirmou que durante a última década os atentados terroristas na Rússia reduziram consideravelmente, "de 997 para 9 no ano passado".

Além disso, Putin observou que a quantidade de atentados frustrados se manteve no nível de 20 anuais durante os últimos três anos. EFE