Topo

Tribunal australiano abordará em junho sentença contra Pell por pedofilia

06/03/2019 03h41

Sydney (Austrália), 6 mar (EFE).- Um tribunal de apelações da Austrália abordará o recurso contra o veredicto de culpabilidade do cardeal George Pell por cinco crimes de pedofilia cometidos em 1996, informam nesta quarta-feira fontes jurídicas.

As audiências acontecerão nos dias 5 e 6 de junho, diz o comunicado da Suprema Corte do estado de Victoria, cuja capital é Melbourne.

O religioso foi considerado culpado de abusar sexualmente de duas crianças de 13 anos após uma missa na catedral de St. Patrick's, na cidade de Melbourne, em 1996, em um veredicto emitido no dia 11 de dezembro, mas que tornou-se público por motivos legais somente no dia 26 de fevereiro.

O próximo dia 13, o juiz Peter Kidd, do Tribunal de Victoria, emitirá a sentença contra Pell, que poderia pegar até enfrentar um máximo de dez anos de prisão por cada um das cinco acusações.

A defesa de Pell, que está preso desde o dia 27 do mês passado, apontou no recurso que a resolução de culpabilidade "é pouco razoável e não pode se apoiar-se na evidência" pois esta não poderia satisfazer ao júri "além de toda dúvida razoável se apoiando unicamente na palavra do litigante", afirma o texto, ao qual a Agência Efe teve acesso.

O documento, apresentado em meados do mês passado, também acusa de irregularidades no processo pois "o acusado não foi processado na presença do júri", como exigido por vários artigos da Lei de Processo Penal. EFE