Junta de promotores confirma Zoraida Avalos como procuradora-geral do Peru
Lima, 7 mar (EFE).- A Junta de Promotores Supremos do Peru confirmou nesta quinta-feira Zoraida Avalos como procuradora-geral do país pelos próximos três anos, um cargo que ela ocupa de forma interina desde janeiro em substituição de Pedro Chávarry, investigado por corrupção.
"Na manhã de hoje, a Junta de Promotores Supremos elegeu por unanimidade Zoraida Ávalos Rivera como nova procuradora da Nação para o período 2019-2022", informou o Ministério Público do Peru.
A posse oficial de Avalos será realizada no dia 29 de março.
A nova procuradora-geral assume o cargo em meio a um grande escândalo de corrupção que explodiu no Judiciário do país devido à existência de uma máfia de juízes que negociavam sentenças em troca de favores políticos ou dinheiro.
Chávarry é investigado pela equipe especial de promotores responsável pela Lava Jato no Peru. Ele é acusado de ter vínculos com o partido Força Popular, liderado pela opositora Keiko Fujimori, presa após denúncia de lavagem de dinheiro dentro do esquema.
Além disso, Chávarry, que está impedido de sair do país, é investigado por integrar uma organização criminosa formada por juízes, promotores e advogados.
Ao assumir o cargo interinamente em janeiro, Avalos decretou estado de emergência do Ministério Público para levar adiante uma série de medidas anticorrupção.
Além disso, ela deu todo apoio à equipe especial da Lava Jato, que assinou um acordo com a Odebrecht para receber documentos e depoimentos para esclarecer as propinas pagas pela empresa a políticos e ex-presidentes do Peru nos últimos anos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.