Acnur diz que 414 mil venezuelanos abriram pedido de refúgio desde 2014
Genebra, 8 mar (EFE).- O Acnur informou nesta sexta-feira que o número de solicitações de asilo de cidadãos da Venezuela no mundo cresceu exponencialmente por conta da crise vivida pelo país e que desde 2014 mais de 414 mil deram entrada em pedidos de refúgio, sendo que quase 60% (248 mil) foram feitas em 2018.
Dois terços das solicitações foram registradas na América Latina - Colômbia, Peru e Chile -, enquanto as demais foram recebidas na América do Norte e na Europa, de acordo com a organização da ONU em comunicado.
"No atual contexto de aumento das solicitações de asilo de venezuelanos em países vizinhos, incluindo ex-membros das forças de segurança, o Acnur reitera a necessidade de manter o caráter civil e humanitário do asilo", ressaltou.
A agência esclareceu que os solicitantes de asilo são só uma parte dos 3,4 milhões de venezuelanos que deixaram o país nos últimos cinco anos por causa da crise, um número que deve superar os 5 milhões no final de 2019. Também lembrou que independentemente dessas solicitações, outros países da América Latina facilitaram 1,3 milhão de registros de trabalho e outras autorizações para venezuelanos acessarem serviços básicos, como saúde e educação. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.