Sobe para 11 o número de mortos em ataque contra minoria xiita no Afeganistão
Cabul, 8 mar (EFE).- As autoridades do Afeganistão elevaram nesta sexta-feira para 11 o número de mortos e para 95 o de feridos no ataque com morteiros realizado ontem perto de um evento da minoria xiita hazara em Cabul, ao qual compareceram autoridades políticas importantes, como o chefe de governo do país, Abdullah Abdullah.
"Morreram 11 pessoas, entre elas três mulheres, e outras 95 ficaram feridas", detalhou à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.
A maioria das mortes ocorreu quando uma série de disparos de morteiro atingiu as casas das vítimas, próximas de um evento político por ocasião do aniversário da morte do líder da comunidade xiita hazara Abdul Ali Mazari.
"Segundo as investigações preliminares, o ataque foi cometido pelos talibãs", garantiu Rahimi.
A autoria do ataque, no entanto, foi reivindicada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
A fonte detalhou que a ação foi realizada por três insurgentes e que dois deles morreram em uma troca de tiros.
"Um foi detido com vida pelas forças de segurança e outros dois morreram, depois que resistiram ao serem encurralados pelas forças de segurança no pátio de onde estavam disparando os morteiros", disse o porta-voz.
As primeiras explosões foram ouvidas na quinta-feira por volta de meio-dia (horário local) enquanto Abdullah fazia um discurso para milhares de pessoas da comunidade hazara. Pouco depois, o evento foi cancelado quando os organizadores se deram conta de que eram o alvo do ataque.
A celebração do aniversário da morte do líder da comunidade xiita já foi alvo de um atentado no ano passado, quando um homem-bomba matou nove pessoas ao detonar os explosivos que levava junto ao corpo nas proximidades da entrada do evento.
Os membros da minoria étnica hazara são alvos frequentes dos ataques de grupos insurgentes como os talibãs e o Estado Islâmico no Afeganistão. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.