Topo

Ataque a bar no México deixa pelo menos 13 mortos e sete feridos

09/03/2019 13h16

León (México), 9 mar (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram e sete ficaram feridas após o ataque neste sábado a um bar do estado mexicano de Guanajuato, onde está em andamento uma operação contra o roubo de combustível, informaram as autoridades de justiça.

Um comando armado invadiu durante a madrugada o bar "La Playa Men's Club" situado no município de Salamanca e disparou contra os clientes e os funcionários, indicaram.

Os feridos foram levados a hospitais de Salamanca e de regiões próximas.

Após o ataque, as corporações de segurança do estado de Guanajuato, apoiadas pelo Exército, desdobraram um operacional para tentar localizar responsáveis, sem que até momento haja informações sobre o andamento da mesma.

A Procuradoria do Estado de Guanajuato (FGEG) enviou especialistas legistas ao local do ataque para recuperar evidências, disseram.

O ataque ao bar de Salamanca acontece no contexto da operação do Governo contra os grupos dedicados ao roubo de combustível lançada no começo de março com o objetivo de desarticular o cartel de Santa Rosa de Lima.

Cerca de mil membros das polícias local e federal, junto com a Marinha do México, lançaram a operação "Golpe de Leme" em Santa Rosa de Lima, município de Villagrán, a cerca de 30 quilômetros de Salamanca.

As autoridades buscam, além disso, o líder deste cartel, José Antonio Yépez, o "Marro", a quem apontam como o responsável pelo aumento no índice de assassinatos na região de Guanajuato diante da disputa pelo controle do roubo de combustível.

Nesta sexta-feira, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, visitou o estado de Guanajuato e aa cidade de León, referendou a sua decisão de manter a estratégia do combate ao roubo de combustível, que em Guanajuato tem um dos seus pontos vermelhos.

Salamanca, com cerca 273.271 habitantes, não conta com Polícia Municipal e a vigilância na região se mantém sob o controle das Forças de Segurança Pública do Estado. EFE