Abbas nomeia veterano político como primeiro-ministro da Palestina
Jerusalém, 10 mar (EFE).- O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, nomeou neste domingo o veterano político Mohammed Shtayyeh primeiro-ministro em substituição de Rami Hamdallah, que apresentou sua renúncia no final de janeiro, confirmou à Agência Efe o escritório do novo chefe de Governo.
Shtayyeh, de 61 anos, é membro do Comitê Central do Fatah e era um dos candidatos apontados para liderar o novo Executivo.
Abbas pediu a Shtayyeh que se encarregue, a partir de agora, da formação de uma nova equipe de governo, cujo trabalho começará imediatamente, explicou à Efe o vice-presidente palestino, Mahmoud Aloul.
Shtayyeh é um veterano político, acadêmico, especialista em economia e foi uma cara visível dentro da equipe negociadora de paz com Israel. Além disso, participou das conversas em Madri em 1991, e assim como em 2013 e 2014, na iniciativa liderada pelo então secretário de Estado americano, John Kerry.
Também foi assessor de Abbas e é atualmente membro do Conselho Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e chefe do Conselho Econômico Palestino para o Desenvolvimento e a Reconstrução (PECDAR, em sua sigla em inglês).
Esteve duas vezes a cargo do Ministério de Obras Públicas e Habitação e é considerado um leal a Abbas e ao seu partido Fatah, que controla o Governo palestino.
Shtayyeh é doutor em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade britânica de Sussex, esteve também à frente do Centro Palestino de Estudos Regionais e foi secretário-geral do Comitê Central Eleitoral palestino.
Abbas aceitou no final de janeiro a renúncia de Hamdallah e de todo o Executivo precedente, após os pedidos de reforma por parte da liderança do Fatah.
Hamdallah representava um Governo de consenso, formado em 2014 após um pacto entre o Fatah e o movimento islamita Hamas, que governa em Gaza, mas a reconciliação ficou estancada. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.