Topo

Al Sisi nomeia militar como novo ministro de Transporte do Egito

10/03/2019 17h26

Cairo, 10 mar (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, nomeou neste domingo o tenente-general Kamel al Wazir como novo ministro de Transporte, após o pedido de demissão do ministro anterior por conta do trágico acidente de trem na Estação Central do Cairo, que causou a morte de 22 pessoas no último dia 27.

O Parlamento do Egito aprovou a nomeação de Al Wazir, que até agora dirigia a Autoridade de Engenharia do Exército, uma entidade muito poderosa que realiza grandes projetos de infraestrutura e construção no país.

Com a designação do tenente-general, sobe para seis o número de ministérios sob o controle do Exército ou da Polícia, de um total de 33.

Al Wazir substitui Hisham Arafat, que pediu demissão poucas horas depois do acidente, que além de 22 mortos deixou pelo menos 40 feridos.

O Ministério Público do Egito revelou que o acidente se deveu a uma negligência do maquinista, que deixou o veículo sem acionar os freios.

A locomotiva sem condutor ganhou velocidade e acabou se chocando contra uma barreira de concreto situada no final da linha do trem, onde estavam os passageiros nas plataformas da estação, que foram atropelados e atingidos pela posterior explosão e incêndio.

Em um discurso transmitido na televisão estatal, Al Sisi disse hoje que o governo começou um plano para desenvolver novas ferrovias, que incluirá a compra de novos trens e vagões, além da utilização de um sistema automatizado para prevenir novos acidentes.

Desde sua chegada ao poder, após o golpe de Estado de julho de 2013 contra o então presidente islamita, Mohammed Mursi, Al Sisi ampliou a presença de militares na administração pública e o exército aumentou sua participação em muitos setores econômicos. EFE