Topo

Forças curdas atacam último reduto do EI na Síria

10/03/2019 15h12

Campo Al Omar (Síria), 10 mar (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança de milícias integrada majoritariamente por curdos, lançaram neste domingo um ataque contra o último reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, a cidade de Al Baguz, às margens do rio Eufrates.

O porta-voz das FSD, Mustafa Bali, informou no Twitter que os combates começaram nos arredores da cidade, perto da fronteira com o Iraque, e que a aliança de milícias conta com o apoio de aviões da coalizão internacional, que "bombardearam armazéns de armas dos terroristas".

"Até agora não há mortos nem feridos nas nossas fileiras", acrescentou Bali.

Antes do ataque ser lançado, o porta-voz disse aos jornalistas na base das FSD, no campo petrolífero de Al Omar, que "não existe prazo para acabar com a missão, mas as forças estão encarregadas de completá-la e acabar com os terroristas cercados dentro de Al Baguz".

Bali lembrou que as FSD "deram a oportunidade e tempo aos terroristas para que se entregassem e ajudaram na evacuação dos civis" antes de iniciarem as operações militares.

De fato, a aliança de milícias interrompeu seus ataques nas últimas semanas para permitir a saída de civis e de familiares dos jihadistas que ainda permaneciam na cidade.

O porta-voz afirmou que dezenas de milhares de civis foram evacuados e milhares de extremistas se entregaram às FSD, mas os que se encontram em Al Baguz optaram por não se entregar.

Desde dezembro do ano passado, pelo menos 65 mil civis, a maioria mulheres e crianças, saíram da cidade chegaram ao acampamento de Al Hol, 300 quilômetros ao norte de Al Baguz. EFE