Governo alemão quer se reunir com representante em Berlim de Guaidó
Berlim, 11 mar (EFE).- O Governo alemão confirmou nesta segunda-feira que quer se reunir com o ex-capitão do Exército venezuelano Otto Gebauer, designado pelo líder da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como seu representante diplomático em Berlim.
Em entrevista coletiva ordinária, o porta-voz de Relações Exteriores Christopher Burger lembrou que o pedido de "reconhecer o o senhor Gebauer como representante do presidente interino Guaidó" foi recebida no último dia 5 e acrescentou que agora estão buscando datas para uma reunião.
Ao mesmo tempo lembrou que o até agora embaixador da Venezuela na Alemanha "não foi destituído", embora precisou que não estão sendo mantidas com ele conversas políticas.
Com relação ao embaixador alemão em Caracas, Daniel Kriener, declarado "persona non grata" pelo Governo de Maduro, afirmou que está de volta à Alemanha, para onde foi chamado a consultas, e acrescentou que teve que atrasar sua viagem devido aos blecautes que estão afetando a Venezuela.
O porta-voz disse que a situação atual na Venezuela é o da existência de "um regime que se mantém no poder sobre a base de eleições inaceitáveis" para a Alemanha e internacionalmente.
Por outra lado, indicou que nos assuntos nos quais há necessidade de ligar para os representantes do Governo de Maduro, ocorreu nos níveis inferiores nos quais se debatem os temas a tratar, mas ressaltou que "a interlocutora politicamente legitimado" para a Alemanha é Guaidó.
O porta-voz informou, além disso, que nos últimos dias houve conversas com Guaidó, nas quais se falou, entre outros assuntos, dos blecautes "em vista da dramática situação no país".
Ao mesmo tempo denunciou que o Governo de Maduro "está abusando de seu poder para evitar que a ajuda urgentemente necessária chegue às pessoas" e lembrou que a grave crise humanitária leva anos e não é algo que foi declarado só nos últimos meses. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.