Mercosul e UE fazem nova reunião na Argentina para discutir acordo comercial
Buenos Aires, 11 mar (EFE).- O Mercosul e a União Europeia (UE) começaram nesta segunda-feira, em Buenos Aires, uma reunião que vai até sexta-feira para tentar avançar nas negociações para um acordo de livre-comércio entre os dois blocos.
A chefe negociadora da UE para o Mercosul, a italiana Sandra Gallina, lidera o lado europeu do diálogo. Pelo lado do bloco sul-americano, a delegação será comandada pelo secretário de Relações Econômicas Internacionais do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, Horacio Reyser.
Detalhes sobre a pauta da reunião e pontos que serão debatidos não foram divulgados. As reuniões são fechadas pela imprensa, e diplomatas argentinos só informaram que a nova rodada de reuniões técnicas entre os blocos durará cinco dias.
As negociações do acordo foram retomadas nos últimos dois anos, mas as partes ainda não chegaram a um consenso.
Os últimos obstáculos foram colocados por alguns países europeus, como a França, que mostrou reservas a alguns posicionamentos do Brasil após o presidente Jair Bolsonaro cogitar retirar o país do Acordo de Paris sobre a Mudança Climática.
O próprio Bolsonaro afirmou posteriormente que é preciso concluir rapidamente as negociações "mais promissoras", uma referência ao longo diálogo entre Mercosul e UE.
A Comissão Europeia (CE) disse em janeiro que está comprometida a chegar a um acordo "ambicioso, amplo e equilibrado". Mas ressaltou que as negociações só serão concluídas quando houver condições para que isso ocorra. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.