Topo

Milwaukee sediará convenção democrata para eleições presidenciais de 2020

11/03/2019 13h59

Washington, 11 mar (EFE).- O Partido Democrata escolheu a cidade de Milwaukke, no estado do Wisconsin, para sediar a convenção nacional que decidirá o candidato da legenda nas eleições de 2020.

Fontes do Comitê Nacional Democrata (DNC) disseram à Agência Efe que o evento vai ocorrer entre os dias 13 e 16 de julho de 2020, quatro meses antes do pleito presidencial, marcado para novembro.

Segundo as últimas pesquisas, Joe Biden, vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017, é o democrata melhor colocado para vencer a disputa pela indicação. No entanto, ele ainda não decidiu se será candidato nas próximas eleições presidenciais.

O senador Bernie Sanders, que perdeu a disputa para Hillary Clinton em 2016 e já anunciou que será mais uma vez candidato nas primárias democratas, é o segundo nas pesquisas.

Outros senadores, como Elizabeth Warren, Kamala Harris e Corry Booker, também disputarão a indicação do partido para o pleito.

Milwaukee foi escolhida como sede da convenção após bater Houston e Miami na preferência da diretoria da DNC.

Nas eleições de 2016, o agora presidente americano, Donald Trump, venceu Hillary por poucos votos em Wisconsin, estado que não elegia um candidato republicano desde 1984, com Ronald Reagan.

Após a derrota de Hillary, ativistas e organizações democratas criticam a ex-secretária de Estado por não ter feito campanha em Wisconsin.

A recuperação desse estado e outros, como Pensilvânia e Michigan, nos quais Trump venceu contra as previsões, estão entre os principais desafios para os democratas vencerem em 2020.

Por outro lado, os republicanos realizarão a convenção nacional do partido em Charlotte, na Carolina do Norte, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2020. Trump já anunciou que buscará a reeleição.

Por enquanto, o presidente não tem concorrentes, mas John Kasich, ex-governador de Ohio, e Larry Hogan, governador de Maryland, cogitam desafiar Trump pela indicação do partido à Casa Branca.

A presidente do Comitê Nacional Republicano (RNC), Ronna McDaniel, recomendou, na última Conferência de Ação Política Conservadora, que os possíveis rivais de Trump não se candidatem.

"Vão perder horrivelmente", disse McDaniel. EFE