Bolsonaro recebe presidente do Paraguai com honras de Estado em Brasília
Brasília, 12 mar (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira em Brasília o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, com honras de Estado, no início de uma visita oficial na qual os dois discutirão assuntos bilaterais e regionais, como a crise na Venezuela e situação do Mercosul.
Abdo Benítez chegou ao Palácio do Planalto e, após a execução dos hinos de Brasil e Paraguai, se dirigiu ao gabinete de Bolsonaro, onde ambos terão uma reunião privada e à qual posteriormente se somarão ministros de ambos os governos.
Na agenda estão a crise venezuelana, a situação do Mercosul e a proposta para a constituição de um novo mecanismo de integração sul-americana.
Esse último caso se refere ao que já foi batizado como Prosul, impulsionado pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, que organizará no próximo dia 22 em Santiago uma cúpula regional para discutir o assunto e na qual tanto Bolsonaro quanto Abdo Benítez já confirmaram presença.
No aspecto bilateral, Abdo Benítez e Bolsonaro analisarão a construção de duas novas pontes fronteiriças, a segurança nas regiões limítrofes e alternativas para potencializar uma corrente comercial que no ano passado chegou a cerca de US$ 4 bilhões de dólares, com um aumento de 8,6% em relação a 2017.
Além disso, o Paraguai está interessado em dar os primeiros passos da renegociação do Tratado de Itaipu, que expira em 2023.
Após a reunião privada dos presidentes, está previsto um pronunciamento conjunto em diante dos jornalistas e depois um almoço oferecido pelo Governo Federal à delegação paraguaia, que será realizado no Itamaraty.
Concluído o almoço, Abdo Benítez irá diretamente ao aeroporto de Brasília para pegar um voo de volta a Assunção. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.