Topo

Chefe mafioso da Família Gambino é assassinado a tiros em Nova York

14/03/2019 06h54

Washington, 14 mar (EFE).- O mafioso Francesco "Frank" Cali, líder da família Gambino, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira, em frente à sua casa, em Nova York (Estados Unidos), de acordo com informações da polícia local.

Cali, de 53 anos, foi baleado seis vezes no peito, por volta das 21h20 (hora local) e segundo algumas informações, também foi atropelado pela caminhonete que era conduzida pelos seus supostos assassinos.

O mafioso foi transferido para o Hospital da Universidade de Staten Island, onde foi declarado morto.

O incidente ocorreu em frente à casa de Cali, no bairro de Todt Hill, em Staten Island, conhecido pela influência de mafiosos.

A família Gambino, uma das cinco que compõem a máfia siciliana de Nova York, chegou a ser considerada a maior organização criminosa dos Estados Unidos dedicada a todos os tipos de atividades criminosas até sua decadência, na década de 1990, por conta das ações das autoridades americanas.

O assassinato de Cali é o primeiro em décadas de um chefe da Máfia em Nova York e o de um líder da família Gambino desde John Gotti, em 1985, ordenasse a morte de Paul Castellano para tomar o poder da organização.

Gotti foi detido no final de 1990 graças à colaboração de seu segundo em comando, Salvatore Gravano, com o FBI, uma relação que provocaria a queda de vários chefes da máfia e que a família Gambino perdesse grande parte do seu poder. Gotti morreu na prisão em 2002.

De pais sicilianos de Palermo, Cali nasceu em Nova York em 1965 e desde jovem esteve envolvido na máfia nova-iorquina.

Entre 2008 e 2009 cumpriu 10 meses de prisão por um crime de extorsão. Cali assumiu o controle da organização em 2015.

As autoridades americanas e italianas o consideraram membro da Cosa Nostra e embaixador em Nova York de famílias mafiosas na Sicília. EFE