Topo

Nova Zelândia confirma 40 mortos no tiroteio em duas mesquitas

15/03/2019 04h38

Sydney (Austrália), 15 mar (EFE).- Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no tiroteio em duas mesquitas na cidade de Christchurch, confirmou nesta sexta-feira a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

"Isto só pode ser descrito como um ataque terrorista", afirmou Jacinda, em uma transmissão ao vivo direto de Wellington, capital do país, onde confirmou a prisão de três homens e uma mulher após o ataque.

A primeira-ministra classificou o ataque de "extrema ideologia e extrema violência" e disse que não tem "precedentes" na Nova Zelândia, país que descrito por ela como diverso e aberto.

Jacinda Ardern disse que os quatro detidos estão sendo interrogados pela polícia, ao mesmo tempo que precisou que os suspeitos não tinham ficha na polícia e estavam "fora do radar" dos serviços de inteligência.

Os agentes encontraram dispositivos explosivos nos veículos e um dos agressores foi identificado como Brenton Tarrant, um australiano de Nova Gales do Sul, segundo disse um policial australiano à emissora de TV "TVNZ".

O ataque aconteceu no início da tarde, em duas mesquitas localizadas no centro de Christchurch, a maior cidade da Ilha Sul do país.

Um dos tiroteios foi retransmitido ao vivo através das redes sociais pelo agressor, que aparece em trajes militares dentro da mesquita disparando à queima-roupa em várias pessoas com uma arma automática.

Nas redes sociais também circula um manifesto dos agressores que incluiria qualificações pejorativas contra os muçulmanos.

"Ele é claramente um supremacista branco que planejou isso por dois anos", disse um analista em segurança à emissora "Radio New Zeland". EFE