Topo

Turquia anuncia primeira operação conjunta com o Irã contra o PKK

2019-03-18T11:53:00

18/03/2019 11h53

Ancara, 18 mar (EFE).- O governo da Turquia anunciou nesta segunda-feira que lançou pela primeira vez na sua história uma operação militar conjunta com o Irã contra o proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda ativa na Turquia.

"Hoje às oito da manhã começamos uma operação conjunta com o Irã contra o PKK na nossa fronteira oriental. Informaremos do resultado", disse o ministro do Interior turco, Süleyman Soylu, em discurso retransmitido pela emissora "CNNTürk".

"Não lhes deixaremos respirar, os arrancaremos pela raiz", prometeu o ministro em referência à guerrilha, presente em grandes regiões do sudeste da Turquia, especialmente nas fronteiras iraniana e iraquiana.

Segundo Soylu, as autoridades da Turquia e do Irã estavam negociando há 15 dias sobre uma operação conjunta, incluindo o uso de aeronaves não tripuladas, que limitarão os movimentos da guerrilha nas montanhas da área fronteiriça.

O PKK está desde 1984 combatendo contra as forças armadas turcas e mantém seus quartéis centrais nos montes Kandil no nordeste do Iraque, fronteiriços com o Irã.

Desta região, uma organização irmã do PKK, que atuava sob a sigla PJAK, lançou entre 2004 e 2011 esporádicos ataques contra o Irã, mas, após uma contraofensiva iraniana, cessou em 2011 a sua atividade armada. EFE

Mais Notícias