PUBLICIDADE
Topo

Naufrágio de bote na Líbia deixa pelo menos 10 mortos

19/03/2019 10h12

Trípoli, 19 mar (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram no naufrágio de um bote de borracha no qual viajavam da Líbia com a intenção de chegar à Europa, informaram nesta terça-feira fontes de Segurança.

Na embarcação, que afundou no litoral da cidade líbia de Sabratha, ao oeste de Trípoli, por causas ainda desconhecidas, viajavam outras 17 pessoas, que foram resgatadas, acrescentaram as fontes.

"Conseguimos salvar 17 imigrantes ilegais, entre eles uma mulher que foi transferida a um hospital. Havia dez corpos flutuando na água. Todos subsaarianos", afirmou a fonte, sem oferecer mais detalhes.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal bastião das máfias de tráfico de pessoas, apesar da presença de patrulhas europeias.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 113 mil migrantes conseguiram atravessar em 2018 o mar Mediterrâneo e chegar à Europa através das três rotas principais da migração ilegal, que têm como destino Itália, Espanha e Grécia.

Mais de 2.250 pessoas morreram na tentativa de travessia, 1.100 delas na rota central, que parte da Líbia e chega à Itália e a Malta, a mais mortífera do mundo. EFE