Bardot é denunciada por insultos racistas a moradores da Ilha da Reunião
Paris, 20 mar (EFE).- A lendária atriz Brigitte Bardot, que há anos se dedica à defesa dos animais, foi denunciada pelo presidente do Conselho Regional da Ilha da Reunião (no Oceano Índico) por insultos racistas a seus habitantes.
Em comunicado, o órgão disse ter informado ao Ministério Público francês sobre uma carta recebida na terça-feira pela Fundação Brigitte Bardot, assinada pela estrela do cinema francês, porque "usa termos injuriosos e racistas para se referir aos habitantes de Reunião".
As palavras foram consideradas "inaceitáveis" e "condenáveis" pelo principal representante do governo do país na ilha, que as considera suscetíveis de um crime.
Na controversa carta, a ex-atriz, de 84 anos, denuncia o tratamento recebido pelos animais em Reunião e afirma que em alguns rituais de sacrifício, como os praticados pela minoria tâmil, há "reminiscências de canibalismo dos séculos passados e deveriam ser proibidas".
"Me envergonho - diz - desta ilha, da selvageria que continua reinando, dos riscos assumidos pelos seres humanos que tentam salvar cachorros e gatos atacados por uma população degenerada ainda impregnada por costumes ancestrais, tradições bárbaras que são suas raízes".
Bardot pede ao líder regional que "demonstre coragem" e "devolva a esta ilha demoníaca um pouco da humanidade que foi perdida", depois de ter afirmado que "os autóctones conservaram os seus genes de selvagens, mas as leis francesas servem para serem respeitadas e a sua função é aplicá-las".
A ex-atriz conta que está "alarmada" pelas cartas que recebe nas quais foi alertada da "barbárie" aos animais e afirma que é o único departamento e território francês de ultramar que "continua se comportando de forma selvagem". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.