Bombeiros israelenses e resgatistas palestinos realizam manobras conjuntas
Jerusalém, 20 mar (EFE).- Bombeiros e equipes de resgate israelenses e palestinas realizaram nesta semana manobras conjuntas na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada, em uma rara amostra de trabalho coordenado entre ambas as partes.
A Brigada Regional israelense Menashe realizou um exercício com a Defesa Civil palestina e a brigada israelense de bombeiros da Cisjordânia, informou nesta quarta-feira o COGAT, órgão militar israelense que administra os assuntos civis nos territórios ocupados.
No treinamento, os participantes exibiram seus equipamentos e realizaram uma simulação onde tiveram que extinguir incêndios em quatro situações diferentes e evacuar uma escola.
Seis aviões e seis caminhões de bombeiros de Israel foram utilizados durante a prática, junto com dois caminhões palestinos.
"Exercícios como estes são importantes para aumentar o conhecimento e preparação física de bombeiros israelenses e palestinos na Cisjordânia", disse o tenente-coronel Saleem Saad, comandante da Administração Civil israelense em Jenin, que acrescentou que os treinamentos continuarão com o objetivo de "salvar vidas na região".
No passado, a Administração Civil israelense na Cisjordânia desenvolveu atividades similares de cooperação com os palestinos, como treinar socorristas da União de Resgate palestina que auxiliam cidadãos e turistas no Mar Morto.
A cooperação entre israelenses e palestinos na Cisjordânia é praticamente inexistente, exceto em algumas ocasiões pontuais, como em matéria de segurança, onde há coordenação entre as partes com base nos Acordos de Oslo de 1993. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.