Topo

Bombeiros israelenses e resgatistas palestinos realizam manobras conjuntas

20/03/2019 10h48

Jerusalém, 20 mar (EFE).- Bombeiros e equipes de resgate israelenses e palestinas realizaram nesta semana manobras conjuntas na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada, em uma rara amostra de trabalho coordenado entre ambas as partes.

A Brigada Regional israelense Menashe realizou um exercício com a Defesa Civil palestina e a brigada israelense de bombeiros da Cisjordânia, informou nesta quarta-feira o COGAT, órgão militar israelense que administra os assuntos civis nos territórios ocupados.

No treinamento, os participantes exibiram seus equipamentos e realizaram uma simulação onde tiveram que extinguir incêndios em quatro situações diferentes e evacuar uma escola.

Seis aviões e seis caminhões de bombeiros de Israel foram utilizados durante a prática, junto com dois caminhões palestinos.

"Exercícios como estes são importantes para aumentar o conhecimento e preparação física de bombeiros israelenses e palestinos na Cisjordânia", disse o tenente-coronel Saleem Saad, comandante da Administração Civil israelense em Jenin, que acrescentou que os treinamentos continuarão com o objetivo de "salvar vidas na região".

No passado, a Administração Civil israelense na Cisjordânia desenvolveu atividades similares de cooperação com os palestinos, como treinar socorristas da União de Resgate palestina que auxiliam cidadãos e turistas no Mar Morto.

A cooperação entre israelenses e palestinos na Cisjordânia é praticamente inexistente, exceto em algumas ocasiões pontuais, como em matéria de segurança, onde há coordenação entre as partes com base nos Acordos de Oslo de 1993. EFE