Topo

Guterres destaca cooperação Sul-Sul em prol do crescimento e contra a pobreza

20/03/2019 13h46

Buenos Aires, 20 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu nesta quarta-feira o fortalecimento da cooperação Sul-Sul, afirmando que ela favorece o crescimento econômico e a luta contra a pobreza extrema.

As declarações foram feitas na abertura da 2ª Conferência de Alto Nível da ONU sobre a Cooperação Sul-Sul, que vai até sexta-feira em Buenos Aires, capital da Argentina.

"Temos a oportunidade de desenvolver e fortalecer marcos de cooperação Sul-Sul, além de aperfeiçoar sistemas e instrumentos, aumentando a transparência e a prestação de contas", disse Guterres.

O secretário-geral da ONU disse que esse tipo de cooperação entre os países pode ajudar a promover tanto o desenvolvimento sustentável como a proteção do meio ambiente. No entanto, Guterres alertou que a necessidade energética e de novas infraestruturas vão disparar no futuro devido ao crescimento exponencial da população.

"Se conseguirmos fazer isso bem será uma oportunidade para uma cooperação rumo ao desenvolvimento e à adaptação para a mudança climática", ressaltou Guterres no discurso.

Para o ex-primeiro-ministro de Portugal, a questão de gênero é considerada a "coluna vertebral" dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e será chave para qualquer esforço triunfar.

"É um avanço que não é completo. Estamos constatando um retrocesso e a lacuna em alguns casos se aprofunda", explicou.

Guterres ainda afirmou que o sistema multilateral é o melhor para apoiar a cooperação Sul-Sul e ressaltou que é preciso destinar o financiamento necessário para o desenvolvimento sustentável.

O secretário-geral da ONU também defendeu que esse tipo de coordenação deve envolver os jovens, a sociedade civil e o setor privado, forjando "novas alianças inovadoras".

"Essa conferência é um ponto de partida", concluiu Guterres.

A cooperação Sul-Sul é o processo de articulação política em várias áreas dos países do chamado "Terceiro Mundo" para promover o desenvolvimento. O uso do termo "sul" se deve ao fato de a maior parte deles estar localizada no hemisfério sul, apesar de haver alguns no norte.

A reunião, que recebe autoridades de 193 países-membros da ONU, é o encontro multilateral de cooperação de maior destaque dentro do mundo emergente. O objetivo é trocar experiências para fortalecer a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. EFE