Topo

FSD se contradizem sobre a iminente derrota do Estado Islâmico na Síria

21/03/2019 05h53

Damasco, 21 mar (EFE).- As Forças Democráticas Sírias (FSD), uma aliança liderada por forças curdas e apoiadas pela coalizão internacional, lançaram nesta quinta-feira informações contraditórias sobre a iminente derrota do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

Um comandante das FSD, Mervan Qamishlo, apressou-se em anunciar que suas tropas encerraram com as "operações militares" e libertaram "completamente" Al Baguz, a última cidade do "califado" proclamado pelos jihadistas em 2014, mas minutos depois foi desmentido por um porta-voz da mesma aliança armada.

Um dos porta-vozes das FSD, o comandante Adnan Afrin, disse à Agência Efe que a derrota do grupo jihadista na Síria está "perto" de acontecer, mas a vitória "ainda não" pode ser anunciada.

Na última terça-feira, as FSD anunciaram a conquista do campo onde se refugiavam os jihadistas em Al Baguz, de modo que os últimos combatentes do EI foram obrigados a se refugiar em uma estreita faixa de terra, às margens do rio Eufrates.

Ontem, não aconteceram operações militares na região, perto da fronteira iraquiana, e as FSD se limitaram a vasculhar o campo tomado no dia anterior.

As milícias curdas expulsaram o EI das províncias sírias localizadas ao leste do rio Eufrates, incluindo a cidade de Al Raqqa, a capital de fato do "califado".

A ofensiva contra o último território controlado pelos jihadistas, que se estendia de Al Baguz à cidade de Hayin, começou em setembro do ano passado com o apoio dos bombardeios da coalizão internacional e das tropas dos Estados Unidos. EFE