Topo

May viaja para Bruxelas para convencer UE em aprovar prorrogação do "brexit"

21/03/2019 06h42

Londres, 21 mar (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, viaja nesta quinta-feira a Bruxelas para tentar convencer aos Vinte e Sete que aprovem a prorrogação do "brexit", solicitada por ela, dentro da cúpula do Conselho Europeu que será realizada hoje na capital belga.

A reunião entre os líderes da comunidade está marcada para às 15h30 (horário local, 11h30 de Brasília) e quando chegar ao fim, Theresa May, o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, darão uma entrevista coletiva conjunta.

Em paralelo, o líder da oposição britânica, o trabalhista Jeremy Corbyn, também segue hoje para Bruxelas, onde se reunirá com o negociador-chefe da União Europeia (UE), Michel Barnier, com o secretário-geral da CE, Martin Selmayr, e com diversos chefes de Estado dos Vinte e Sete para abordar a crise do "brexit".

Theresa May pediu ontem ao bloco da UE para estender a validade do artigo 50 do Tratado de Lisboa, nos termos no qual o Reino Unido deve deixar a UE. EFE