Abdo Benítez anuncia que Paraguai receberá próxima cúpula do Prosul
Assunção, 22 mar (EFE).- O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou nesta sexta-feira, após voltar do Chile, que seu país será a sede da próxima cúpula do Prosul, o organismo criado hoje em Santiago para renovar a integração sul-americana.
O Paraguai também exercerá a próxima presidência pró témpore, embora, como advertiu Abdo Benítez, ainda seja preciso tirar do papel este Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), assinado hoje pelos presidentes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, além do embaixador da Guiana no Chile.
A proposta de escolher o Paraguai surgiu do presidente da Argentina, Mauricio Macri, e recebeu o aval de seu homólogo colombiano, Iván Duque, com o sinal verde, por unanimidade, dos demais presentes.
"É um reconhecimento à liderança que o Paraguai tem hoje na região", ressaltou o governante paraguaio.
Abdo Benítez espera que essa futura cúpula do Prosul aconteça antes que "se passe mais de um ano", tempo estimado para iniciar este mecanismo e para que as chancelarias dos respectivos países trabalhem na redação dos documentos pertinentes.
Nesse sentido, o presidente paraguaio qualificou como "histórico" o encontro de hoje em Santiago do Chile e ressaltou que a criação do Prosul era importante para desprender a "contaminação ideológica" que, segundo sua opinião, havia na União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
"A Unasul foi absolutamente contaminada ideologicamente. Nós acreditamos na integração da América do Sul e o Prosul pode ser uma ferramenta nova", assegurou.
Em sua opinião, o Prosul carece de tinturas ideológicas e permitirá a integração regional, além das alternâncias democráticas de cada país. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.