Topo

Terremoto de 6 graus sacode várias cidades da Colômbia

23/03/2019 21h55

Bogotá, 23 mar (EFE).- Um tremor de magnitude 6 graus na escala Richter foi sentido na tarde deste sábado em várias cidades da Colômbia, sem que por enquanto tenham sido registradas mortos ou feridos.

"Reportamos evento sísmico, às 14h21 hora local. Magnitude 6,0", informou o Serviço Geológico Colombiano (SGC) na sua conta do Twitter.

O epicentro do terremoto, que teve uma profundidade de 124 quilômetros, foi na cidade de Versalles, no departamento de Valle del Cauca, situado no sudoeste do país.

No entanto, há informação que o tremor foi sentido também em departamentos como Tolima, Caldas, Boyacá e Cundinamarca, no centro da Colômbia, assim como em Antioquia e Chocó, além de Santander.

Inicialmente, o SGC tinha afirmado que a magnitude do tremor era de 6,1, mas minutos depois modificou o dado.

O diretor da União Nacional de Gestão para o Risco de Desastres, Eduardo José González, informou que "houve efeitos menores em vários municípios".

Em cidades como Bogotá, Ibagué, Medellín e Cali alguns moradores saíram para as ruas por medo de possíveis réplicas, enquanto em Pereira e Manizales, que fazem parte do chamado Eixo Cafeicultor da Colômbia, o tremor causou danos nos vidros das sedes dos distritos municipais.

Esta manhã, o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador informou sobre um aumento da atividade sísmica no complexo vulcânico Chiles-Cerro Negro, situado na região de fronteira com a Colômbia.

No seu perfil do Facebook, o Instituto indicou que desde sexta-feira a rede de monitoramento do mencionado Complexo Vulcânico detecta "um novo aumento de atividade sísmica".

Até a manhã deste sábado foram contabilizados cerca de 800 tremores. EFE