Topo

Aviões da coalizão internacional bombardeiam o último refúgio do EI

24/03/2019 13h22

Damasco, 24 mar (EFE).- Aviões da coalizão internacional bombardearam neste domingo posições do Estado Islâmico (EI) em Baguz, na Síria, um dia depois da proclamação da vitória e do fim da cruzada militar contra o grupo jihadista.

A informação foi confirmada à Agência Efe por Kino Gabriel, porta-voz da aliança Forças da Síria Democrática (FSD).

Segundo o representante do grupo, se trata de um ataque contra o último refúgio do EI nos montes de Baguz, que está localizada a nordeste da capital síria.

Nos arredores de Baguz, foi possível ouvir os bombardeiros e avistar a fumaça gerada na ação, segundo relatou um jornalista da Epa, agência de notícias internacional que é parceira da Efe.

A FSD, milícia curda apoiada pela coalizão internacional, seguiram hoje em operação e enfrentaram combatentes do grupo radical, que estão refugiados no monte.

"Há confrontos esporádicos hoje entre as Forças da Síria Democrática e os dois últimos pequenos pontos de resistência no monte de Baguz", contou Gabriel.

Moradores da cidade de Albukamal, situada na marge oposta do rio Eufrates disseram à Efe que viram e escutaram, claramente, o bombardeio e o fogo da artilharia.

As FSD, uma aliança liderada pelas forças curdas, anunciaram ontem a vitória sobre o EI e a conquista de todo o território da cidade, perto da fronteira no Iraque. O governo dos EUA já havia se antecipado um dia antes, e proclamado o desfecho do combate. EFE