PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Ex-presidente do Cazaquistão ligou para Putin antes de anunciar renúncia

24/03/2019 12h48

Moscou, 24 mar (EFE).- O ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev, que renunciou ao cargo nesta semana após quase 30 anos no poder, conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, horas antes de anunciar a decisão.

"Nursultan ligou algumas horas antes de realizar seu anúncio", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à "RIA Novosti".

No entanto, Peskov ressaltou que os dois presidentes conversavam frequentemente por telefone nos últimos anos. Além disso, o porta-voz do Kremlin acredita que os contatos regulares entre as lideranças de Rússia e Cazaquistão continuarão no futuro.

"O Cazaquistão é um parceiro muito importante para a Rússia. Por isso, não resta dúvida que os contatos, incluindo os de alto nível, continuarão em um futuro próximo", indicou o porta-voz do Kremlin.

Após a renúncia de Nazarbayev, o cargo foi assumido por Kassym-Jomart Tokayev, que até então era presidente do Senado, como manda a Constituição do Cazaquistão.

Apesar de deixar a presidência, Nazarbayev não se afastará totalmente do comando do país, já que seguirá como chefe do Conselho de Segurança, um órgão consultivo, e como líder do partido governista Nur Otan. EFE

Internacional