PUBLICIDADE
Topo

Novo blecaute volta a deixar Caracas às escuras após breve reconexão

27/03/2019 22h06

Caracas, 27 mar (EFE).- Um novo blecaute voltou a deixar várias partes de Caracas sem luz, depois que a capital começou a recuperar o fornecimento de energia elétrica no decorrer da tarde desta quarta-feira, enquanto outras regiões do país também reportaram falhas no serviço.

Por volta das 19h10 (horário local, 20h10 de Brasília) e depois de uma lenta recuperação do fornecimento em diferentes áreas da cidade, um novo blecaute deixou na mais absoluta escuridão várias áreas do território capital.

Até o momento, as autoridades não informaram sobre este último incidente.

A Venezuela arrasta novos problemas de fornecimento elétrico desde segunda-feira, com um primeiro corte no início da tarde em uma linha de distribuição, ao qual se seguiu horas depois um incêndio no pátio de geradores da hidrelétrica de Guri, a principal do país.

O governo de Nicolás Maduro afirmou que ambos cortes se deveram a atos de terrorismo dos Estados Unidos e da oposição venezuelana.

Desde então, o serviço de energia foi reconectado pelo menos em uma ocasião na maioria dos 23 estados da Venezuela, mas as falhas foram recorrentes, razão pela qual que o fluxo é instável e existem regiões como Zulia, no norte, onde milhares de cidadãos estão há quase 48 horas consecutivas sem luz.

Na última declaração oferecida hoje pelo governo, o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez, indicou que uma falha registrada às 5h04 (6h04) interrompeu o processo de recuperação do serviço em todo o país.

Por sua vez, o líder do parlamento, o opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente em exercício da Venezuela por mais de 50 países, convocou hoje novos protestos contra os blecautes e para preparar um plano definitivo para tirar Nicolás Maduro do poder. EFE