PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Partido norte-irlandês DUP mantém oposição ao acordo do Brexit de May

27/03/2019 18h36

Londres, 27 mar (EFE).- O norte-irlandês Partido Democrático Unionista (DUP), do qual depende a maioria parlamentar da primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, afirmou nesta quarta-feira que mantém sua oposição ao acordo do Brexit.

"Não apoiaremos o governo se propor uma nova votação", declarou a legenda norte-irlandesa em comunicado.

May ofereceu sua renúncia em troca da aprovação do pacto, em uma tentativa de ganhar apoios entre a ala eurocética do Partido Conservador, mas ainda assim não tem garantida uma maioria para ratificar o texto.

Os unionistas continuam pensando que o mecanismo de salvaguarda para evitar uma fronteira entre as duas Irlandas pode deixar a região britânica "presa" nas estruturas comunitárias.

Esse cenário, segundo argumentam, tem o potencial de criar regimes comerciais distintos na Irlanda do Norte e no resto do Reino Unido, razão pela qual acreditam que põe em risco "as integridades econômica e constitucional" do país.

"Queremos assegurar que a saída da União Europeia e a nossa futura relação estão de acordo com nosso objetivo principal de assegurar a integridade do Reino Unido", afirma a nota do DUP, que conta com dez deputados no parlamento, essenciais para formar maioria.

"Do nosso ponto de vista, o atual tratado de saída não cumpre esses objetivos e a salvaguarda, sobre a qual advertimos este governo desde sua primeira concepção, representa um risco inaceitável", acrescenta o comunicado. EFE

Internacional