PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Presidente do Quirguistão presenteia Putin com cachorro e cavalo

28/03/2019 14h45

Moscou, 28 mar (EFE).- O presidente do Quirguistão, Sooronbay Jeenbekov, deu de presente nesta quinta-feira ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, um cavalo da raça russa trotador Orlov e um filhote de cachorro da raça taigan.

Putin realiza uma visita oficial em Biskek, capital do Quirguistão, durante a qual se reuniu com Jeenbekov.

O presidente russo é conhecido por sua especial adoração pelos cachorros, e este filhote, apelidado de Shere Khan - o tigre que perseguia Mogli -, se tornou seu quarto animal de estimação.

Os taigan são uma raça usada para a caça há mais de 12 mil anos, informou o diretor da Associação russa de Cinologia, Elektron Dementiev.

"Os taigan são cachorros muito inteligentes, como todos os de caça, se dão bem com outros animais, são capazes de sobreviver por si mesmos dedicando-se à caçada de roedores nas estepes e só no inverno os caçadores lhes dão um pouco de comida", explicou o especialista.

Apesar de ser um caçador nato, é um animal que jamais agride seu dono e seus familiares, disse Dementiev.

Por sua vez, o cavalo se destaca pelo seu peculiar galope e sua grande resistência. No início de março, o próprio Putin deu de presente um cavalo desta raça ao batalhão de cavalaria da Polícia de Moscou, durante uma visita na qual aproveitou para cavalgar diante do olhar atento da imprensa.

O presidente russo é conhecido por praticar diversos esportes, que vão desde judô até hóquei, e também por ser um grande admirador dos animais, sejam domésticos ou selvagens. Além disso, é um ativo protetor de espécies em risco de extinção, como tigres e leopardos siberianos. EFE

Internacional