PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump ameaça novamente fechar fronteira dos EUA com o México

Presidente dos EUA, Donald Trump - Getty Images
Presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: Getty Images

28/03/2019 10h50

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou hoje a ameaçar fechar a fronteira sul ao criticar a falta de ação de México, Honduras, Guatemala e El Salvador para conter o fluxo de imigrantes com destino a seu país.

"O México não está fazendo nada para ajudar a conter o fluxo de imigrantes ilegais ao nosso país. Só falam e não tomam medidas", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

"Honduras, Guatemala e El Salvador também tomaram nosso dinheiro durante anos, e não fazem nada. Os democratas não se importam, leis tão ruins. Que a fronteira sul seja fechada!", acrescentou Trump.

O presidente americano criticou várias vezes o México pela falta de ação diante das caravanas de migrantes que transitam em seu território rumo aos EUA e procedentes dos países do Triângulo Norte da América Central.

Em dezembro, Trump já tinha ameaçado suspender a ajuda estrangeira aos países centro-americanos.

Ontem, o chefe da Patrulha Fronteiriça dos EUA, Kevin McAleenan, advertiu sobre um "ponto de ruptura" na fronteira diante da falta de recursos para administrar a chegada crescente de migrantes.

Em El Paso (Texas), um dos pontos de fronteira de maior circulação, McAleenan reconheceu que seus agentes estão sobrecarregados e que estão deixando livres os imigrantes detidos após apenas fazerem uma checagem superficial de antecedentes criminais.

Internacional