PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA classificam de "construtivas" as negociações comerciais com a China

29/03/2019 11h37

Washington, 29 mar (EFE).- A Casa Branca qualificou nesta sexta-feira de "francas e construtivas" as conversas entre Estados Unidos e China para se fechar um acordo comercial, que prosseguirão na próxima semana em Washington com a visita de uma delegação oficial de Pequim.

"As duas partes continuaram fazendo progressos durante as francas e construtivas conversas sobre a negociação e sobre os próximos importantes passos", afirmou o governo americano em comunicado.

A nota foi emitida depois de hoje mesmo terminar em Pequim uma nova rodada de negociações que as delegações de ambas as potências acentuaram igualmente como "construtivas".

Embora em outras ocasiões os negociadores tenham fornecido detalhes ou publicado comunicado de imprensa sobre estes encontros para acabar com a guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta, desta vez nada foi dito.

Apesar disso, o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, recorreu hoje à sua conta oficial do Twitter para dizer que "deseja receber o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, em Washington na semana que vem para continuar com as conversas".

Na mesa de negociações estão diversos temas espinhosos como a imposição mútua de tarifas, o desequilíbrio da balança comercial a favor de Pequim, a transferência forçada de tecnologia, a proteção dos direitos de propriedade intelectual ou os impedimentos ao investimento estrangeiro. EFE

Internacional