PUBLICIDADE
Topo

Nova procuradora-geral do Peru assume cargo e elogia equipe da Lava Jato

29/03/2019 20h55

Lima, 29 mar (EFE).- A nova procuradora-geral do Peru, Zoraida Avalos, assumiu nesta sexta-feira o cargo, após ser nomeada para substituir Pedro Chávarry, e elogiou o trabalho realizado pela equipe especial da Lava Jato no país.

Em cerimônia especial que contou com a presença do presidente peruano, Martín Vizcarra, Zoraida disse que seus esforços terão como objetivo "zelar e garantir a independência e autonomia do Ministério Público, frente a qualquer intromissão ou espreita de intromissão, seja de caráter político ou de qualquer outro interesse subalterno".

"O ódio não me move, nem o rancor, não tenho compromissos nem tenho conflito com ninguém. Meu único compromisso é com a busca da verdade e a justiça", afirmou a magistrada de 61 anos.

Sobre o braço da Lava Jato no país, Zoraida disse que apoiará "as investigações emblemáticas" porque, como Ministério Público, "nosso único interesse é que a verdade seja descoberta".

O escândalo de corrupção com as construtoras brasileiras Odebrecht e OAS, que pagaram propina para obter concessões de obras públicas no Peru, envolve os ex-presidentes peruanos Alejandro Toledo, Alan García, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski, além da líder opositora Keiko Fujimori, a ex-prefeita de Lima Susana Villarán e outras autoridades do país.

Por sua vez, Vizcarra ratificou o apoio do governo "à Procuradoria da Nação para que possa cumprir com maior eficiência e responsabilidade a missão atribuída pela Constituição". EFE