Topo

Sacerdotes católicos poloneses queimam livros de Harry Potter

01/04/2019 08h27

Varsóvia, 1 abr (EFE).- Um grupo de sacerdotes católicos da Polônia queimaram vários objetos que consideram contrários ao respeito "a Deus", entre eles livros de Harry Potter e um guarda-chuva da Hello Kitty, em uma ação para combater a magia e os falsos ídolos, dizem seus autores.

A responsável desta fogueira é a fundação "SMS do Céu", uma organização católica conservadora que usa as novas tecnologias para levar aos poloneses as doutrinas cristãs.

A fundação publicou hoje nas redes sociais as fotografias da sua ação, que aconteceu no fim de semana e na qual se vê como vários sacerdotes empilham livros e outros objetos com a ajuda de crianças, para levá-los ao local onde seria feita sua queima.

A ação ocorreu em Gdansk, e entre as chamas podiam ser vistos vários livros, como os de Harry Potter, talismãs, uma máscara de madeira africana, a figura de um elefante da sorte e um guarda-chuva rosa da Hello Kitty.

A "SMS do Céu" explica que a queima é feita em obediência a Deus, e lista algumas passagens da Bíblia para justificar a fogueira.

"Usar horóscopo, astrologia, quiromancia, profecias ou presságios são manifestações do desejo de controlar o tempo, a história e a humanidade e, ao mesmo tempo, do desejo de ganhar poderes ocultos, por isso se trata de práticas contrárias à reverência e ao respeito a Deus", pode-se ler na sua conta do Facebook.

As imagens foram criticadas por vários internautas, que, por exemplo, comparam a ação com a queima de livros organizada pelas autoridades nazistas na praça da Ópera de Berlim, em 1933.

A fundação "SMS do Céu" foi criada em 2012 por um grupo de religiosos poloneses e, entre os seus objetivos, destaca-se divulgar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja Católica através de todos os meios que a tecnologia oferece hoje, explica a fundação em seu site.

Um dos responsáveis pela fundação é o sacerdote Rafael Jarosiewicz, que em 2014 iniciou o primeiro confessionário móvel da Polônia, um meio de transporte de cor vermelha com um sinal parecido com o das ambulâncias e que percorreu esse ano as ruas polonesas para "socorrer almas". EFE