PUBLICIDADE
Topo

Líder da Duma do Estado na Rússa propõe reforçar controle sobre o Governo

06/04/2019 08h40

Moscou, 6 abr (EFE).- O presidente da Duma do Estado, a Câmara Baixa do Parlamento russo, Vyacheslav Volodin, propôs neste sábado introduzir emendas à Constituição a fim de reforçar o controle do Legislativo sobre a gestão do Governo.

"Da minha maneira de ver, o correto seria que a Duma participasse, pelo menos, das consultas para a nomeação dos membros do Governo (...), mas isto exige introduzir mudanças na Constituição", disse Volodin em entrevista divulgada ao site da Duma.

Entre outras modificações, o legislador sugeriu estabelecer uma norma que permita avaliar a gestão individual dos membros do Gabinete de Ministros.

"É uma boa notícia. Há muito que venho dizendo que o Governo não pode trabalhar com eficácia sem o controle dos parlamentares ", disse à agência "Interfax" o líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov, ao comentar a iniciativa.

Segundo Ziuganov, "qualquer Poder Executivo sem controle termina roubando".

"Respaldamos plenamente a proposta. Considero que o papel do Parlamento na formação do Governo deve ser fortalecido", disse por sua vez o deputado da Rússia Justa Mikhail Emelianov, que acrescentou que a maioria parlamentar deve propor o candidato ao cargo de primeiro-ministro.

A vigente Constituição russa estipula que o chefe do Estado proponha à Duma a candidatura do primeiro-ministro e caso esta seja rejeitada, deve dissolver o Legislativo e convocar novas eleições. EFE

Internacional