Topo

Rússia acusa EUA de incentivar golpe de Estado contra a Venezuela na ONU

11/04/2019 19h21

Nações Unidas, 11 abr (EFE).- A Rússia acusou nesta quinta-feira os Estados Unidos de tentar promover um golpe de Estado contra a Venezuela na ONU após diplomatas americanos apresentarem um pedido para retirar as credenciais dos representantes de Nicolás Maduro na organização para que sejam substituídos por enviados de Juan Guaidó, líder da oposição e autoproclamado presidente do país.

Em entrevista coletiva, o embaixador-adjunto da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, criticou as declarações feitas ontem pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que defendeu que chegou o momento das Nações Unidas reconhecerem Guaidó como presidente legítimo da Venezuela.

"É muito difícil encontrar na história outro exemplo de um golpe de Estado tão descarado como o que está ocorrendo agora", afirmou Polyanskiy sobre a iniciativa dos EUA na ONU.

O diplomata russo defendeu que o atual embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, é o único representante legal do país na organização e que não há razão para que ele seja atacado desta forma pela Casa Branca.

Ontem, no Conselho de Segurança, Pence disse a Moncada que ele não deveria estar na ONU. "Deveria voltar à Venezuela e dizer a Maduro que seu tempo acabou", afirmou o vice-presidente americano.

"O governo de Donald Trump está fazendo o máximo possível para convencer o mundo que as atuais autoridades da Venezuela não são legais, mas há muitos países que não aceitam essa estratégia", ressaltou o representante da Rússia na ONU.

Para Polyanskiy, a comunidade internacional está muito dividida. Há cerca de 50 países, entre eles o Brasil, que reconheceram Guaidó como presidente interino da Venezuela. No entanto, vários outros, como a própria Rússia, ainda defendem o governo de Maduro.

O embaixador russo na ONU afirmou que a crise na Venezuela foi provocada, em parte, devido à vontade dos EUA de impor seus desejos sobre outro país.

"Os EUA estão asfixiando a Venezuela com uma mão, enquanto usam a outra para roubá-la. Tentam criar a impressão de que a Venezuela é um Estado fracassado quando o principal problema são as sanções e a pressão americanas", afirmou o representante da Rússia. EFE