Topo

Trump conversa com ex-presidente Carter sobre negociações com a China

15/04/2019 16h49

Washington, 15 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e um de seus antecessores, Jimmy Carter (1977-1981), tiveram durante o final de semana uma "muito boa" conversa por telefone sobre as negociações com a China, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

Em comunicado, a mansão presidencial americana afirmou que ambos falaram no sábado por telefone sobre "a postura do presidente Trump sobre o comércio com a China e outros vários assuntos", depois que Carter escreveu uma "bonita carta" ao atual governante sobre o diálogo com o gigante asiático.

"O presidente (Trump) sempre gostou do presidente Carter e da primeira-dama Rosalynn Carter, e lhes expressou seus melhores desejos em nome do povo americano", acrescentou a Casa Branca.

Segundo meios de comunicação americanos, essa foi a primeira ligação que Trump faz a Carter.

No início deste ano, o ex-presidente tinha enviado uma carta a Trump lhe dando conselhos sobre como tramitar os laços com a China, já que Carter supervisionou a normalização das relações diplomáticas entre ambas potências há 40 anos.

De acordo com a emissora pública de rádio "NPR", Carter declarou ontem na igreja batista Maranatha em Plains, no estado da Geórgia, que tinha conversado com Trump no dia anterior.

Carter afirmou que o presidente tinha lhe dito que estava especialmente preocupado sobre como a China "está se colocando à frente" dos EUA, ao que o ex-presidente respondeu que estava de acordo.

"E sabem por que? Eu normalizei as relações diplomáticas com a China em 1979. Desde 1979, sabem quantas vezes a China esteve em guerra com alguém? Nenhuma. E nós permanecemos em guerra", opinou Carter.

Mesmo assim, a "NPR" lembrou que, na realidade, China e Vietnã lutaram em um breve conflito armado no início de 1979, semanas depois da normalização dos laços com os EUA.

Na opinião de Carter, os EUA são "a nação mais beligerante na história do mundo" devido ao desejo de impor os valores americanos ao resto do mundo.

Estados Unidos e China estão imersos em uma guerra comercial que ambas partes estão tentando resolver através de negociações, que foi desencadeada pela imposição de tarifas à China por parte dos EUA, o que foi seguido por medidas recíprocas do país asiático. EFE