Topo

Primeira carga de ajuda humanitária chega à Venezuela, dizem opositores

16/04/2019 12h56

Caracas, 16 abr (EFE).- Um avião com ajuda humanitária chegou nesta terça-feira à Venezuela através do Aeroporto Internacional de Maiquetía, próximo da capital Caracas, segundo informaram vários deputados da oposição.

"Acaba de chegar a primeira carga de ajuda humanitária à Venezuela. A caravana da Cruz Vermelha está a caminho do terminal aéreo para buscá-la", disse no Twitter a deputada opositora Adriana Pichardo.

Até o momento, não foi revelado o conteúdo da carga que chegou ao país depois que o presidente Nicolás Maduro anunciou na semana passada um acordo com a Cruz Vermelha para o envio de ajuda na Venezuela.

No entanto, o parlamentar opositor Sergio Vergara afirmou que nessa carga chegaram "desde remédios até geradores de energia".

A entrada dessa ajuda acontece depois que o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, se reuniu na semana passada com representantes do governo, entre eles o próprio Maduro, e da oposição, que em fevereiro tentou fazer entrar no país, mas sem sucesso, doações dos EUA e de outros países.

Maurer visitou a Venezuela para discutir formas de incrementar o trabalho da organização no país e, ao finalizar sua visita, afirmou que a Cruz Vermelha estava disposta a ajudar na crise venezuelana e a reduzir os "impactos negativos" sobre os cidadãos.

Posteriormente, Maduro, que negou que na Venezuela exista uma crise humanitária, anunciou o acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O presidente venezuelano explicou que seu chanceler, Jorge Arreaza, estava trabalhando para negociar um documento "formal" com a Cruz Vermelha que estabelecesse os parâmetros para a entrada de ajuda e para que o Comitê Internacional da organização fosse o "gestor" de todos os "mecanismos" que queiram ajudar.

Segundo números da Organização das Nações Unidas (ONU), 7 milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária na Venezuela. EFE