Topo

Morre aos 89 anos a mãe da ex-presidente argentina Cristina Kirchner

19/04/2019 21h28

Buenos Aires, 19 abr (EFE).- A mãe da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, Ofelia Wilhelm, morreu nesta sexta-feira na província de Buenos Aires em decorrência de um câncer de endométrio, segundo informaram à Agência Efe fontes ligadas à ex-governante.

Wilhelm estava internada desde o final do ano passado em um hospital da cidade de La Plata, onde morreu hoje aos 89 anos.

Em 2014, quando Cristina ainda era presidente, sua mãe tinha sido submetida a duas cirurgias para realizar uma extração de útero e uma operação de quadril.

Durante sua juventude, Ofelia foi secretária-geral da Associação de Fiscais de Rendas e Imobiliários e seu salto à vida pública aconteceu pelas mãos da filha, à qual acompanhou em vários atos oficiais, como suas posses como presidente no Congresso.

Descendente de emigrantes alemães, viveu grande parte da sua vida em La Plata, onde criou Cristina e sua irmã Gisella.

Em várias ocasiões, Ofelia manifestou sua paixão pelo futebol, declarando-se torcedora do Gimnasia y Esgrima de La Plata, o qual costumava acompanhar nos camarotes do estádio Juan Carmelo Zerillo.

Anos atrás, o então técnico da equipe, Pedro Troglio, afirmou que Ofelia mantinha-se em constante contato com ele para saber notícias do clube de coração.

"Ela me liga depois de cada partida para me felicitar ou para perguntar o que aconteceu, é muito fanática e inclusive já veio comer conosco", comentou então.

Sua morte aconteceu um dia antes da viagem a Cuba que Cristina tinha marcado para se reunir com sua filha Florencia, que realiza um tratamento médico em uma clínica de Havana.

Várias personalidades da política argentina manifestaram suas condolências à ex-governante, como o secretário-geral da Central de Trabalhadores da Argentina, Hugo Yasky.

"O nosso mais sentido abraço à companheira Cristina diante do falecimento de sua mãe, Ofelia Wilhelm", escreveu Yasky em sua conta no Twitter.

O presidente do Partido Justicialista, José Luis Gioja, escolheu a mesma rede social para expressar seu apoio à atual senadora.

"Minhas mais sentidas condolências para Cristina pelo recente falecimento de Ofelia Wilhelm, sua mãe. O peronismo unido te cumprimenta e abraça você e sua família", publicou. EFE