Topo

China mostrará novos navios militares no 70º aniversário de sua Marinha

20/04/2019 03h40

Pequim, 20 abr (EFE).- A China mostrará alguns dos seus novos navios e submarinos militares durante o desfile naval na próxima terça-feira, no qual lembrará o septuagésimo aniversário da fundação da Marinha Popular de Libertação, informou hoje um comando da instituição.

Este desfile, que será realizado na cidade marítima de Qingdao (leste), contará com a presença do primeiro porta-aviões chinês, o Liaoning, assim como dos últimos submarinos nucleares e destróieres.

"Alguns navios farão sua estreia", disse o subcomandante da Marinha Qiu Yanpeng, em declarações feitas em entrevista coletiva e citadas pela agência estatal Xinhua.

Além disso, as forças aéreas também mostrarão aparelhos de reconhecimento, patrulhas antissubmarino, bombardeiros, caças e helicópteros.

No total, 32 navios chineses e 39 aviões militares participarão do evento.

A eles se somarão 20 embarcações de outros dez países como Rússia, Tailândia, Vietnã e Índia para, segundo Qiu, mostrar ao mundo "a firme determinação de salvaguardar a paz e buscar o desenvolvimento de maneira conjunta".

Mais de 60 países enviarão delegações ao desfile, dos quais mais de 30 contarão com líderes de alta patente das suas forças armadas. EFE