Topo

Grupo armado entra em festa e mata 14 pessoas em Vera Cruz, no México

19.abr.2019 - Catorze pessoas morreram em um ataque que um grupo armado cometeu em uma festa no estado de Vera Cruz, no México - Angel Hernandez/Reuters
19.abr.2019 - Catorze pessoas morreram em um ataque que um grupo armado cometeu em uma festa no estado de Vera Cruz, no México Imagem: Angel Hernandez/Reuters

Em Vera Cruz (México)

20/04/2019 01h03Atualizada em 20/04/2019 19h03

Catorze pessoas - cinco mulheres, uma criança e oito homens - morreram em um ataque que um grupo armado cometeu em uma festa no estado de Vera Cruz, no México, informaram autoridades locais.

Treze pessoas haviam morrido no local. O saldo da tragédia aumentou depois que um homem morreu no hospital. Outras três pessoas permanecem internadas em estado estável.

Segundo a polícia, os fatos aconteceram às 21h (horário local) no município de Minatitlán, uma região petrolífera duramente atingida pela criminalidade organizada.

As testemunhas e sobreviventes dos fatos disseram que homens armados entraram na festa, que acontecia na colônia operária do município.

Os homens queriam levar um sujeito, mas os convidados tentaram impedir, por isso que foram atacados a tiros.

Tropas do Exército mexicano, da Secretaria da Marinha e da Polícia Estadual foram para o local dos fatos e montaram uma operação de proteção para as testemunhas, além de iniciar a busca dos autores do ataque.

As primeiras investigações revelaram que o grupo armado buscava uma transexual, que era gerente de um clube noturno.

Entre as 14 vítimas está o proprietário do restaurante "Los Potros", onde ocorreu o massacre, e a transexual Becky, identificada como gerente da boate "La Esquina del Chacal".

Segundo a Secretaria da Marinha e do Exército Mexicano, Vera Cruz é centro da disputa dos cartéis da droga Los Zetas, Jalisco Nueva Generación e do Golfo.

Com este cenário de fundo, o governador de Vera Cruz, que assumiu o cargo em dezembro do ano passado, enfrenta dificuldades para avançar na sua promessa de reduzir em dois anos os altos níveis de violência e insegurança no estado.