Topo

Austrália e Nova Zelândia condenam atentados no Sri Lanka

21/04/2019 22h40

Sydney (Austrália), 22 abr (EFE).- Os líderes de Austrália e Nova Zelândia condenaram os ataques com explosivos contra várias igrejas e hotéis no Sri Lanka durante o Domingo de Páscoa, onde morreram mais de 200 pessoas e cerca de 450 ficaram feridas.

"A natureza deste horrível ataque contra vidas inocentes no dia mais sagrado do calendário cristão é absolutamente devastadora", disse o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, em um vídeo publicado na noite deste domingo na sua conta do Twitter.

Morrison expressou seus pêsames à comunidade "do Sri Lanka na Austrália e ao lindo povo do Sri Lanka", lamentando que este ataque ainda não reivindicado tenha tirado "mais uma vez vidas inocentes", ao mesmo tempo que ofereceu ajuda do seu país "neste terrível momento de necessidade".

O ministério de Exteriores australiano confirmou nesta segunda-feira (data local) em comunicado que um australiano ficou ferido no ataque e até o momento não tem informação da morte de algum dos seus cidadãos.

"Há muitos australianos que viajam regularmente ao Sri Lanka e a nossa missão em Colombo velará pela segurança desses australianos", declarou Morrison no vídeo.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o seu país "rejeita todas as formas de extremismo e defende a liberdade de culto e o direito de expressá-lo de forma segura".

"Coletivamente devemos achar respostas a estes atos de violência", completou Ardern.

"A Nova Zelândia condena todos os atos de terrorismo e a nossa resolução foi fortalecida pelo ataque cometido no nosso território no dia 15 de março. Ver um ataque no Sri Lanka enquanto as pessoas estavam dentro das igrejas e contra os hotéis é devastador", comentou Ardern, cujo país foi palco de um ataque supremacista contra duas mesquitas, que matou 50 pessoas. EFE