Topo

Netanyahu inicia negociações para formação de Governo em Israel

21/04/2019 11h43

Jerusalém, 21 abr (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, do partido direitista Likud, iniciou neste domingo negociações para formar Governo, após ser designado na quarta-feira pelo presidente, Reuven Rivlin, como candidato para montar Executivo, já que sua formação obteve 35 cadeiras no Parlamento nas eleiçõees de 9 de abril.

Um porta-voz do Likud informou à Agência Efe que uma equipe negociadora liderada pelo ministro de Turismo, Yariv Levin, se reuniu nesta manhã com o grupo ultradireitista Israel O nosso Lar, do ex-ministro de Defesa Avigdor Lieberman, cujos dirigentes apresentaram suas reivindicações e ambas as partes acordaram se encontrar de novo em breve.

"Israel O nosso Lar é um partido com uma agenda clara em vários assuntos: segurança, imigração e absorção, religião e Estado", declarou ontem Lieberman em sua conta do Twitter, na qual advertiu que o partido "não renunciará aos princípios básicos" para entrar em uma coalizão governamental.

A lei de recrutamento militar, que já passou para primeira leitura no Parlamento e estabelece a inclusão dos judeus ultra-ortodoxos ao serviço militar, é o principal cavalo de batalha de Lieberman.

Depois de obter cinco cadeiras no pleito e transformar seu partido em chave para formar Governo, Lieberman deixou claro que a sua condição para se somar ao novo Executivo é a aprovação desta legislação, à qual se opõe outro parceiro potencial de Netanyahu, o grupo ultra-ortodoxo Judaísmo Unido pela Torá (JUT).

O Likud se reunirá quando acabar a festividade de Pessach (Páscoa judia), celebrada nesta semana em Israel, com os ultra-ortodoxos de JUT e do Shas, com oito cadeiras cada um.

O partido do primeiro-ministro também iniciará contatos após o fim da celebração religiosa com a lista ultranacionalista União de Partidos de Direita, que conseguiu cinco assentos no pleito e mantém pedidos ambiciosos para se integrar na coalizão governamental, segundo informou o digital local "Times of Israel".

"A nossa demanda foi e continua sendo (a obtenção de) os ministérios de Justiça e Educação", declarou hoje à emissora pública "Kan" um de seus líderes, o deputado Bezalel Smotrich.

Outra formação que aguarda com expectativa é a Kulanu, liderada pelo ministro de Finanças, Moshe Kahlon, que viu reduzida sua representação parlamentar de dez a quatro cadeiras, mas que nos próximos dias, quando se reunir com Netanyahu, reivindicará manter a titularidade de Assuntos Financeiros e a pasta de Economia, segundo apontou o jornal "Yedioth Ahronoth".

Netanyahu necessita de uma maioria mínima de 61 assentos em uma câmara de 120 para formar Executivo e, com um apoio de 65 cadeiras do bloco de partidos de direita, tem um prazo total de 28 dias para conseguir a configuração de Governo desde que na quarta-feira aceitou a incumbência. EFE