Topo

Poroshenko reconhece derrota nas eleições presidenciais da Ucrânia

21/04/2019 15h58

Kiev, 21 abr (EFE).- O atual presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, reconheceu neste domingo sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais diante do ator Vladimir Zelenski e disse que deixará o cargo de chefe de Estado "no mês que vem".

"Quando vejo os resultados das pesquisas de boca de urna (mais de 70% dos votos para Zelenski), são evidentes. É motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo", afirmou Poroshenko em seu comitê de campanha, acompanhado de sua equipe e sua esposa.

"Já no mês que vem deixarei o cargo de chefe de Estado", acrescentou o presidente, que governa o país há cinco anos.

"Assim decidiu a maioria dos ucranianos e percebo esta decisão. Deixarei o escritório presidencial, mas não sairei da política", afirmou Poroshenko, que não revelou detalhes sobre seu futuro e só indicou que "seguirá servindo ao país".

"Como um dos líderes políticos importantes do país, continuarei servindo à Ucrânia e defendendo a integração na União Europeia (UE) e na Otan, a descentralização, a segurança e as reformas contra a corrupção", afirmou.

Segundo Poroshenko, Zelenski, de 41 anos e sem experiência política, terá que enfrentar "uma oposição muito forte" e isso só beneficiará o país.

Ao mesmo tempo, afirmou que o comediante poderá contar com sua ajuda para a transição.

"Entre o anúncio oficial (do resultado das eleições) e a posse, estou pronto para passar tempo, sem nenhuma restrição, com o novo presidente para explicar os mínimos detalhes", disse Poroshenko, que recebeu grande aplausos dos seus simpatizantes. EFE