Topo

Relator da Lava-Jato no STJ defende redução da pena de Lula

23/04/2019 15h38

Brasília, 23 abr (EFE).- O ministro Felix Fischer, relator da Lava-Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), votou favoravelmente nesta terça-feira pela redução da pena do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva de 12 anos e um mês para oito anos e dez meses de prisão.

Hoje, a Quinta Turma do STJ analisa o pedido da defesa de Lula para diminuir ou anular a pena no caso do apartamento triplex do Guarujá, em São Paulo, que teria sido dado ao presidente de honra do PT pela construtora OAS em troca de contratos com a Petrobras.

Fischer defendeu em sua fala que a pena do ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro seja reduzida para oito anos e dez meses - a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, foi de 12 anos e um mês.

Na sequência da argumentação do relator, outros três ministros - Joel Paciornik, se declarou impedido -, votarão. O primeiro, na sequência é Jorge Mussi.

Desde que foi preso, Lula está em uma cela especial, de 15 metros quadrados, adaptada para receber um ex-presidente, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. EFE